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     Espaço Criança

 

 

A Minha Escola

Este é um espaço dedicado à divulgação das actividades de promoção do livro e da leitura desenvolvidas pelas escolas e jardins-de-infância do concelho. Para tal, devem os interessados fazer chegar os conteúdos através da morada de correio electrónico:
cmevora.projeducativo@mail.evora.net

 

Externato Infanta Dona Maria
 

Histórias à Mesa
 

Aqui fica um exemplo de Práticas publicado por Margarida Junça na revista "Cadernos de Educação de Infância", nº 86 / Abril 2009. Clique AQUI ou na imagem para visualizar o artigo.

 

 

EB1 Comenda
Carlos Canhoto e alunos da Escola da Comenda

 

Vê aqui o livro que resultou da parceria entre o escritor Carlos Canhoto e os alunos da EB1 da Comenda.

 

 

 

 

 

 

 

Jardim de Infância Canaviais
 

Canção criada pelo escritor Carlos Canhoto e pelas crianças do JI Canaviais Este é um dos resultados obtidos na actividade “Conto(s) Contigo” desenvolvida no âmbito do projecto educativo.

Roda - Canção da Fruta
(as crianças vestidas como se fossem frutos, vão-se apresentando à medida que entram na roda).

Viva a fruta,
viva, viva…
Viva a fruta colorida.
Viva a fruta,
viva, viva,
que dá mais sabor à vida.

Venham p’ra aqui as maçãs,
as primeiras a chamar,
que a roda vai começar,
que a roda vai começar.
Nós somos as maçãs,
somos muito parecidas,
somos muito parecidas,
mas não somos irmãs.

REFRÃO

Roda a roda, roda, roda,
que mais fruta vai chegar,
venham agora as bananas,
a nossa roda alargar.
Nós somos as bananas,
somos muito amarelinhas,
somos muito amarelinhas,
e do cacho somos manas.

REFRÃO

Roda a roda, roda, roda,
gira sempre sem parar,
venha de lá a romã
para connosco rumar.
Eu sou a romã rosada,
mas não estou envergonhada,
mas não estou envergonhada,
de entrar nesta salada.

REFRÃO

Roda a roda, roda, roda,
mais uma volta ao lugar,
chamamos a laranjinha,
para nos vir ajudar.
Eu sou a laranja,
que o sol alaranjou,
que o sol alaranjou,
e agora já cá estou.

REFRÃO

Roda a roda, roda, roda,
que mais outro convidado
quer rodar p’ra todo o lado,
quer rodar p’ra todo o lado.
Eu sou o pêro doirado,
eu sou o pêro doirado,
canto desafinado,
não me peçam p’ra cantar.

REFRÃO

Roda a roda, gira vai,
venha agora a morangada,
que já p’ra aqui é chamada,
que já p’ra aqui é chamada.
Nós somos os moranguinhos,
três pequenos corações,
três pequenos corações,
muito, muito vermelhinhos.

REFRÃO

Roda a roda, roda, roda,
girando nas fantasias,
agora vamos chamar
as gostosas melancias.
Nós somos as melancias,
queremos saltar à vara,
queremos saltar à vara,
e fazer acrobacias.

REFRÃO

Roda a roda, roda, roda,
roda no chão e no ar.
chega a vez do ananás,
e do primo abacaxi.
Eu sou o ananás.
Eu sou o abacaxi,
viemos de avião,
p’ra chegar até aqui,
p’ra chegar até aqui.

REFRÃO

Roda a roda, roda, roda,
roda sempre sem demoras,
cheguem-se agora as amoras,
cheguem-se agora as amoras.
Somos as belas amoras,
nas silvas do silvado,
estamos por todo o lado,
estamos por todo o lado.

REFRÃO

Roda a roda, roda, roda,
mexe a roda sem parar,
venha a manga ao seu lugar,
venha a manga ao seu lugar.
Eu sou a bela manga,
Mas não aquela de ganga,
Mas não aquela de ganga,
Do fato do macaco.

REFRÃO

Roda a roda, roda, roda,
gira em grande rotação,
vamos agora chamar,
o nosso amigo melão.
Olá eu sou o melão,
e a todos quero dar,
e a todos quero dar,
um grande xi-coração.

REFRÃO

Roda a roda, roda, roda,
quem souber é só dizer,
quem mais vamos receber,
são as uvas delicadas.
Eu sou um cacho de uvas,
gordas a rebentar...
gordas a rebentar…
a esta salada os meus bagos quero dar.

REFRÃO

Roda a roda, roda, roda,
que tontos vamos ficando,
pelos pêssegos esperando,
pelos pêssegos esperando.
Nós somos os ricos pêssegos,
doces, coloridos,
doces, coloridos,
e muito, muito atrevidos.

REFRÃO

Roda a roda, roda, roda…
P’ra acabar esta salada,
já não falta quase nada.
Venha por fim o kiwi,
venha por fim o kiwi.
Eu sou o kiwi,
como é bom estar aqui,
nesta grande salada,
onde já não falta nada.

REFRÃO

Carlos Canhoto
29 de Maio 2009
 

 

EB1 Comenda

 

Trabalho criado pelo escritor Carlos Canhoto e pelas crianças da EB1 da Comenda. Este é um dos resultados obtidos na actividade “Conto(s) Contigo” desenvolvida no âmbito do projecto educativo.
 

 

formigas...

Num terreiro limpinho,
muito cuidado,
ergue-se um montinho
de terra fofa - a chaminé,
da grande cidade
que o formigueiro é.

Formigas guerreiras,
de fortes carapaças,
e mandíbulas de aço,
guardam as entradas,
com desembaraço.

Dos campos em volta,
ocorre um longo carreiro.
Movem-se ligeiras,
milhões de operárias,
sarapateando,
num sem-fim de passos,
para o formigueiro.

Sempre que se encontram,
com simpatia,
as formigas,
cruzam as antenas,
em cumprimentos de cortesia:

- olá comadre, como está a senhora?
- estou com pressa, estou com pressa…
- não se empate por minha causa…
- ora essa, ora essa...

As negras operárias,
com muita energia,
carregam sementes,
bagos,
e o mais que apanham,
de noite e dia,
para o seu celeiro
encher de alegria.

Na grande cidade,
por entre túneis e galerias,
a rainha,
muito atarefada,
governa a colónia:
trata dos ovos,
das larvas, ninfas,
e de toda a filharada…

No seu reino de harmonia,
ninguém se queixa,
de melancolia.

Carlos Canhoto
10 de Junho 2009
 

Veja aqui

 

 

Externato Infanta Dona Maria
 

Numa semana dedicada ao livro e à leitura foram muitos os momentos em que se partilharam histórias, contos e afectos com todos aqueles que a nós se juntaram para celebrar o Livro Infantil!
Foi uma semana recheada de bons momentos, tivemos um serão de contos para pais e filhos com o Serafim que nos encantou com as suas histórias, a escritora Isabel Minhós Martins da editora Planeta Tangerina também visitou a nossa escola, a APPACDM presenteou-nos com uma história de tapete de uma forma muito especial, tivemos pais que por instantes foram contadores de histórias, educadoras de outros lugares que vieram enriquecer a nossa semana, a Fada Palavrinha também marcou presença com três belas histórias, a Eborae Música trouxe-nos uma história ao piano, algumas alunas da Universidade de Évora também se juntaram a nós e recebemos a visita de alunos e docentes de outras escolas.
 

Margarida Junça

 

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Externato Infanta Dona Maria
 

A Biblioteca Municipal de Beja todos os anos realiza um encontro à volta das histórias, dos livros e do contar - PALAVRAS ANDARILHAS. Nesse encontro é lançada uma Estafeta de Contos que de norte a sul do país promove em escolas, em bibliotecas e em outras instituições sessões à roda do livro e das histórias. Este ano a estafeta passou por Évora, pelo jardim de infância Externato Infanta Dona Maria. Recebemos as colegas da Biblioteca Municipal do Redondo - Pólo de Montoito que na sessão contaram histórias da escritora Luísa Ducla Soares e passaram-nos o testemunho, um livro gigante onde se vão anexando todas as sessões que foram acontecendo ao longo de vários meses por todas as cidades, vilas e aldeias por onde a estafeta passou...

 

 


 

 

 

       

 

 

 

EB1 de S. Miguel de Machede

 

Actividade Exploratória da Leitura do Livro:
"Vamos falar de dragões..."

 

 
Depois de ter sido explorado o livro "Vamos falar de dragões...", fez-se uma proposta aos alunos para que escrevessem um pequeno texto sobre o dragão que, neles próprios, imaginam.

O meu dragão chama-se Estrelinha. Tem a cor verde, tem o corpo coberto de picos, é alto, magrinho e forte. Tem poderes mágicos e ajuda-me a desvendar mistérios.
Alice Pacheco 1º ano


O meu dragão é muito grande e tem asas grandes para poder voar. O meu dragão é dos escuros e é mais bonito que os outros dragões. Ele é meu amigo e está sempre ao pé de mim. Ele vai acompanhar-me sempre até ao fim da vida. E ele um dia meteu-se numa grande aventura...
Liliana Canaverde 1º ano


O meu dragão é amigo, é forte, é alto, magro e ajuda-me nos momentos difíceis.
Diogo Pardal 1º ano


O meu dragão é azul e muito, muito alto. É muito grande, é bonito, é bom e é meigo. Um dia fui à paria com o meu dragão e ele foi nadar comigo e gostou muito da praia. Uma vez o meu dragão foi à praia sozinho, à noite. No dia seguinte não encontrei o meu dragão e fui perguntar aos meus pais se o tinham visto e fui à praia ver dele, até que encontrei lá o meu dragão. E ficamos felizes para sempre.
Beatriz Pacheco 2º ano


O meu dragão é cinzento, tem picos, tem um rabo grande, tem patas grandes e tem dentes afiados. Deita fogo pela boca e tem a cabeça grande. Quando vê outro dragão assusta-se, porque eles são enormes e o meu dragão não.
Gonçalo Almeida 2º ano


O meu dragão é bonito, magro e é baixo. Ele é feliz, é alegre e eu também gosto muito, muito dele. Ele às vezes é brincalhão. O meu dragão é aventureiro e explora muito o meu corpo. Quando ele explora o meu corpo eu fico com muita comichão.
Pedro Baptista 2º ano


O meu dragão chama-se Corajoso. Ele ajuda-me a ter força para fazer coisas. Dá-me energia e dá-me muita, muita fome. Todos os dias que eu acordo ele diz sempre: - Bom dia! O meu dragão é alto, corajoso, magro, forte e verde.
Tiago Ferreira 3º ano


O meu dragão é bonito e verde. Ele é um dragão simpático e alegre. Eu levo o meu dragão a passear e quando nós passamos por uma árvore, ele come todos os frutos que há na árvore. O meu dragão chama-se Estrela. Ele tem picos nas costas e eu gosto muito dele.
Carolina Lopes 3º ano


O meu dragão chama-se Escuro. Às vezes, quando se acaba a luz a minha casa, faz-me partidas. A cor do meu dragão é verde, mas como ele é mágico, muda de cor. Ele só tem três cores: é azul, amarelo e branco. O meu dragão é muito divertido. Eu gosto muito do meu dragão.
Ana Rita Varela 3º ano


O meu dragão é bonito. É alto, tem dentes afiados e às vezes tem um grande segredo que não me conta. Ele um dia meteu-se numa grande aventura e nunca mais de lá saiu. Ele é o meu dragão da alegria.
Olinda Varanda 3º ano


O meu dragão é alto, gordo, verde e deita fogo da boca. Tem unhas e coisas vermelhas em cima das costas. É simpático, amigo e brincalhão. Para onde os dragões vão, ele também vai com eles. É bonito e dorme com os outros dragões numa gruta. E é amigo de um urso.
Rute Encarnado 3º ano


O meu dragão é preto e alto. Também tem picos e tem garras. Ele é forte, tem muita força e é mau. O meu dragão tem 50 anos. Ele come muito, por isso é que ele está muito gordo. O meu dragão anda no escuro e na selva. Ele é mau, feio e é voador. Ele vive muitas aventuras.
Gonçalo Pacheco 3º ano


O meu dragão é verde, é gordo, é alto, tem dentes afiados, tem uma cauda gorda e tem picos nas costas. Tem as patas com unhas, tem olhos cor de rosa, tem uma boca grande e deita fogo pela boca.
Cristiana Quadrado 3º ano


O meu dragão é o Dragão da Alegria. É forte e é gigante. Tem cornos e tem picos. Ele imagina aventuras comigo e é gordo. Ele arranja-me namoradas bonitas. Eu e ele já fomos dar a volta ao mundo e eu fui nas costas do dragão.
Gonçalo Figo 4º ano


O meu dragão chama-se Jorge, tem as cores, verde, azul e vermelho. É magrinho, forte e ajuda-me a desvendar mistérios. É poderoso e tem poderes mágicos.
Leandro Pacheco 4º ano


O meu dragão é gordo. Tem dentes afiados e é preto. Ele tem picos e também tem garras. Eu pressinto que ele às vezes me está a tocar com as garras, mas não o vejo, porque ele é invisível.
Cristina Pinheiro 4º ano

 

Todos nós temos um dragão no nosso imaginário...


 

 


 

 

 

 

 

 

 

Externato Infanta D.Maria
 

Aqui ficam algumas fotos alusivas ao Carnaval, em que os meninos se tornaram numa espécie de

Biblioteca Andarilha, em que os livros saíram à rua...
Cada menino pintou a sua história preferida e vestiu-se de livro.
 

  

 

 

 

Grupo de Leitura para Pais e Filhos

Desta vez o espaço “A Minha Escola” divulga um texto do Duarte, de 5 anos, que ele contou no Grupo de Leitura para Pais e Filhos, numa sessão que decorreu no passado dia 24 de Janeiro e que relata a sua primeira história de amor, acontecida quando ele tinha 18 meses. Vale a pena conhecer.

 

 

EB1 de S. Mamede

Aqui ficam os trabalhos dos alunos da EB1 de S. Mamede, sala da professora Umbelina, 4º C. Os textos resultaram do trabalho entre os alunos da escola de S. Mamede e o escritor Carlos Canhoto, tendo sido enviados pelo próprio autor. Os alunos fizeram também algumas ilustrações que esperamos ver mais tarde. Foi interessante constatar, nas palavras da professora, o interesse e o gosto de muitos dos alunos em escrever o texto em poesia para além da actividade proposta que consistia em fazer os textos em prosa. Boa Leitura.


“Não é segredo, eu posso dizer”


Era uma vez um menino chamado João Pedro. O seu sonho era ser zoólogo. Ele pensou:
“- Quando eu me tornar zoólogo, vou ver tigres, leões, chitas, leopardos, etc. Vou lutar tanto para me tornar zoólogo… Posso dar de comer aos animais mais ferozes e eles serem meus amigos e conhecerem-me. Posso viver junto deles, fazer deles meus guarda-costas e até fazer uma exposição com eles para os turistas, e com isso ganhar muito dinheiro. Gostarei de ver ursos-polares, doninhas fedorentas, ornitorrincos, etc. Quando alguém me perguntar alguma coisa sobre animais, eu respondo num segundo. Se houver algum concurso de animais, eu inscrevo-me logo. Adoro lidar com animais. É a minha vida. Onde estiverem animais, eu não resisto em os ver”.
O João Pedro anda na escola de S. Mamede e é um excelente aluno. Quando for para a Universidade irá esforçar-se ao máximo para ser zoólogo. Diz para si próprio que irá tornar esse desejo realidade e será isso mesmo que vai acontecer.
Quanto a mim, penso que ele irá conseguir o que quer.
“ O João Pedro sou eu e este é o meu sonho.”
João Pedro – 4º C

 


 Não é segredo…posso dizer!


Uma estilista,
eu quero ser!
Muitas roupas desenhar,
e vesti-las se me apetecer.

Vendê-las até não mais poder
é o que eu quero fazer.
Seguir em frente,
e ter um sucesso valente.

Também gostava
de ser arquitecta.

Muitas casas desenhar.
Umas pessoas a ver,
Outras a apreciar
E umas e outras a comprar.

Arquitecta e estilista
eu quero ser,
ter muita fama
e muito poder!

Se houver trabalho
para acabar,
lá vou eu
para o realizar.

Muitas roupas desenhar,
Muitas casas fazer,
Os meus sonhos realizar
e aos 68 anos me reformar.

E tudo isto
eu posso dizer!


Joana Silva- 4º C
 



Não é segredo, eu posso dizer

Não é segredo,
eu posso dizer…
Que quando for crescido
Pediatra quero ser!

Para poder curar
crianças de tenra idade.
Tratá-las e voltar a tratar
até chegarem à Universidade!

Muito tenho que estudar,
espera-me um longo caminho!
Muitas pestanas vou queimar.
Tudo se consegue com muito carinho.

Hoje em dia
os problemas são,
como diz a minha tia,
Violência…, televisão

Mas eu penso no futuro
preocupo-me a valer
Sei que serei madura
Não deixarei ninguém sofrer.

Solange Santos – 4º C
 



Não é segredo, posso dizer!

Navegar pelo mar…marinheiro eu vou ser!
Ão, ão faz o cão, veterinária, talvez…
O avião pilotar, ser o comandante no ar a voar…

É de cientista, descobrir coisas novas, e eu gosto de pesquisar.

Somar, subtrair… é igual a professora.
Emigrar, sair, se não encontrar emprego…
Guardar o bem do nosso Planeta, não o degradar!
Radiologista, tirar radiografias…
Estudar e nunca esquecer
Dedicar-me talvez…à música, não sei!
O que também é divertido é ir para o circo…

Mas o que eu quero mesmo é ser cientista, descobrir coisas novas, ver os planetas, estudar muito, e, ao estudar, divertir-me.

Beatriz Pereira – 4º C
 


…Não é segredo, eu posso dizer...

Ser veterinário, é o meu sonho.
Quero tratar dos animais,
mas para isso na aula não posso ser risonho,
Só estudar e nada mais.

O meu sonho é ser veterinário,
isso vou concretizar.
Vou fazer tudo por ele
e vou já começar!

Eu adoro os animais
incluindo os mais ferozes.
Porque esses animais
são os mais espertos e velozes.

Eu quero ser veterinário,
E curar muitos animais,
Até posso  ser milionário
Mas vou fazer com que não sofram mais!

Guilherme Bento – 4º C
 

 


 

EB1 de São Miguel de Machede

O espaço “A Minha Escola” dá-te a conhecer mais alguns trabalhos, desta vez dos alunos da EB1 de São Miguel de Machede, com a exploração do texto "Se tu visses o que eu vi" de António Mota após a sua deslocação à escola, os quais foram enviados para o próprio autor.

Aqui ficam alguns dos trabalhos que resultaram da exploração do livro acima mencionado, pelos professores Ana Paula Tabarra, António Pereira e Susana Rego:


Se tu visses o que eu vi...

 

Se tu visses o que eu vi
Ali ao pé dos cafés
Tomavas logo um banho
E lavavas os teus pés.

Se tu visses o que eu vi
Na minha cozinha
Um macaco todo feliz
Com a minha galinha

Se tu visses o que eu vi
À porta da minha escola
Uma menina chamada Lola
A dançar, a dança espanhola.

Se tu visses o que eu vi,
Uma grande, grande girafa,
Cheia de graça, toda penteada
Com uma bela marrafa.


Patrícia Mestre
4º ano

 


Se tu visses o que eu vi...


Se tu visses o que eu vi
Ficavas como um porco encarnado
Agarrado a um tronco
Muito, muito encantado

Se tu visses o que eu vi
Ficavas todo "abananado"
Cortei o computador ao meio
E fiquei electrocutado

Se tu visses o que eu vi
Dentro de um computador prateado
Estava lá o meu tio
Todo, todo desafinado

Se tu visses o que eu vi
Dava-te cá um jeito...
Era o meu pai mesmo ali
A cortar os pelos do peito.


Joana Gato
4º Ano

 


Se tu visses o que eu vi...



Se tu visses o que eu vi
Atrás da minha casa
Dois burros a casar
E um porco com uma asa.

Se tu visses o que eu vi
No café da varanda
Um homem a fugir de um cão
Com medo de ficar sem mão.

Se tu visses o que eu vi
Atrás duma chaminé
Um borrego a ladrar
E três tigres a namorar.

Se tu visses o que eu vi
Numa gruta, vivia um cão,
que às vezes namorava,
com um lindo, lindo balão.

Tiago Ferreira
2º ano
 


 

 

 

 


Se tu visses o que eu vi...

 

Se tu visses o que eu vi
Desatavas a fugir
Uma sardinha a fumar
e o menino João a latir.

Se tu visses o que eu vi
Atrás da Junta de Freguesia
Um macaco a comer uma banana
E outro a fazer uma pia.

Se tu visses o que eu vi
Um homem mascarado,
Ali todo jeitoso
Ao ver um boi ficou borrado.

Se tu visses o que eu vi
Desatavas a chorar
Uma baleia a jogar
E outra a cantar

José Morais
4º ano
 


Se tu visses o que eu vi...

 

Se tu visses o que eu vi
Estava um menino a comer
E um cão sentado na sanita
E um macaco à porta a bater

Se tu visses o que eu vi
Atrás daquela igreja
Um porco a casar com um cavalo
E um sumo com uma cerveja

Se tu visses o que eu vi
Um menino à porta de casa
Com um gato a ladrar
E um pássaro sem uma asa

Pedro Santos
4º Ano
 


Se tu visses o que eu vi...

 

Se tu visses o que eu vi

A ovelha a pular em cima de uma flor

Um dragão a cantar

O cão deitado em cima de um motor

 

Beatriz Pacheco

2º Ano

 


Se tu visses o que eu vi...

 

 

Se tu visses o que eu vi

Um gato a tocar guitarra

E a pular na frigideira

 

Pedro Baptista

1º Ano

 


 


Se tu visses o que eu vi


Se tu visses o que eu vi

Lá na mata de Lisboa

Uma porca a grunhir

E um cavalo a andar de canoa
 

Se tu visses o que eu vi

No telhado da minha casa

Uma galinha sem cabeça

E um crocodilo com uma asa.
 

Rute Encarnado

2º Ano

 


Se tu visses o que eu vi...

 

Se tu visses o que eu vi

Em cima da laranjeira

Uma cobra a comer erva

E uma pêra na pereira

 

Gonçalo Almeida

2º Ano

 


Se tu visses o que eu vi...

 

Se tu visses o que eu vi

Um macaco a comer bananas

À frente do filho

 

 

Daniela Gonçalves

1º Ano

 


Se tu visses o que eu vi...

 

Se tu visses o que eu vi

Lá perto do rio Douro

Um pote cheio de ouro

Mais parecia um tesouro

 

Se tu visses o que eu vi

Lá longe na horta

Uma mota toda bonita

A comer uma bela torta

 

Se tu visses o que eu vi

Na minha linda carrinha

Uma mosquinha às cores

A namorar uma lagartinha

 

Se tu visses o que eu vi

Uma águia a nadar

E um cão a voar

Em cima do luar.

 

Sofia Lino

4º Ano

 


Se tu visses o que eu vi...

 

Se tu visses o que eu vi

Um barco de chocolate

E o que eu no jornal li

A dizer, queres que eu te mate?
 

Se tu visses o que eu vi

Na viagem de barco

Um gato que sorri

Com o meu amigo Marco


Se tu visses o que eu vi

Num jornal todos os dias

Um boneco de chantili

Que só pescava línguas

 

Se tu visses o que eu vi

Um rato no meu camarim

O rato quando fazia chichi

A campainha fazia dlim dlim!
 

Leonardo Vaquinhas

4º Ano

 


Se tu visses o que eu vi...

 

Se tu visses o que eu vi

Ficavas engraçado

Com um namorado

A comer pão molhado
 

Se tu visses o que eu vi

Atrás da casa do povo

Dois macacos a fugir

Com medo de cair


Se tu visses o que eu vi

O João balão

A lavar o rabo do cão

Com o sabão.

 

Gonçalo Figo

3º Ano

 


 

 

 

Se tu visses o que eu vi

 

Se tu visses o que eu vi lá em Évora

Uma girafa a pular e a comer erva

 

Cristiana

2º Ano

 

 

 

Se tu visses o que eu vi...


Se tu visses o que eu vi
Desatavas logo a rir
Um pato num desfile
Com uma pata a subir
 

Se tu visses o que eu vi
Desatavas outra vez a rir
Ouvi uma coisa ao longe,
Era um gato que andava a pedir

Se tu visses o que eu vi
Desatavas à gargalhada
Tinhas vergonha de mim
E davas-me uma chapada

Se tu visses o que eu vi
Ias logo, logo embora
Uma pata a andar de lado
A dar beijos ao namorado

Inês Canaverde
4º Ano
 

 

 

EB1 Chafariz Del Rei

Para os visitantes deste sítio de Internet, deixo no espaço “A Minha Escola” um carinhoso testemunho sobre o que é ler, de alguns alunos de uma turma de 4.º ano de 2006/2007 da EB1 Chafariz Del Rei. Achei deliciosas as suas declarações e por isso as quis partilhar convosco.

Ora vejam o que é para estes alunos ler...

 

Ler...

É uma magia que nos traz alegria e nos leva para o mundo da fantasia
É aprender palavras novas outros costumes e com alegria ganhar mais sabedoria.
É como ir para o céu e esquecer tudo o resto.

Miguel Acácio

 

 

 

Ler...

Ler é aprender,
Aprender coisas novas,
Novas palavras, palavras desconhecidas,
Desconhecidas e extraordinárias.

Ler é imaginar, imaginar paisagens,
Paisagens alegres, alegres e coloridas
Coloridas ou cinzentas,
Cinzentas ou sombrias.

Eu adoro ler,
Ler muito
Muito tempo.

Joana

 

 

 

Ler...

Para mim é sonhar num mundo em que as palavras mandam. Onde tudo ganha vida, desde o nosso brinquedo favorito até ao fogão.

Ler é aprender a escrever, a imaginar a realidade.
Ler traz-me várias recordações. Faz-me pensar na vida, na sorte que tenho.
Ler dá asas à minha imaginação.

Helena

 

 

 

Ler...

É um prazer da vida.
É bom para aprender.
É divertido e ajuda-nos a compreender.
É uma das melhores coisas que há.

José Miguel

 

 

 

Ler...

É muito mais do que dizer palavras.
É divertido e imaginativo.
Desenvolve a mente.
Ajuda-nos a aprender.
Temos todos de saber.

Por isso a Câmara de Évora criou o projecto “A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas”.

Carolina

 

 

 

Ler...

Ler não é só um som de palavras que saem da nossa boca.
É magia que sai das letras
É uma espécie de música que nos diverte e que é preciso praticar
Porque nos leva a imaginar e ajuda a compreender

João

 

 

 

Ler...

Ler dá-nos prazer.
Prazer de conhecer
o mundo das letras
e ir para lá desse mundo.

Ler é imaginar histórias,
Personagens e aventuras. 

Ler é ter curiosidade
É ter vontade de aprender

Inês
 

 

Para que serve este espaço?

O meu amigo Gigante das Bibliotecas dizia-me outro dia que este espaço “A Minha Escola” lhe fazia lembrar um daqueles quadros de afixação que temos nos corredores e nas salas de convívio das nossas escolas, onde colocamos aqueles trabalhos que, com tanta dedicação e esmero fizemos, e que por isso queremos mostrá-los àqueles de quem mais gostamos: os nossos amigos, os professores e os pais. Concordo com ele, mas para mim este espaço é tudo isso e muito mais!

Para mim “A Minha Escola” é um espaço que se assemelha muito a uma montra. Uma montra daquelas onde as iguarias expostas nos fazem água na boca, ou uma montra onde os modelos expostos são de um requinte e beleza que ao mirá-la arregalam-se-nos os olhos e o coração.

Ao longo do ano lectivo passado, passaram por aqui alguns trabalhos de alunos de vários jardins de infância e várias escolas, que certamente encheram de orgulho educadores de infância, professores e pais. A todos os que nos enviaram as suas produções o nosso obrigada e contamos com mais trabalhos vossos neste ano lectivo de 2008/2009!

 

Os trabalhos poderão ser enviados para a Câmara Municipal de Évora, ao cuidado da Dra. Ana Abrantes das seguintes maneiras:
 

Por Correio para Pátio do Salema, 7000-818 Évora


Por entrega à equipa do MuTIC -
Como são regulares as visitas do MuTIC poderão os responsáveis dos estabelecimentos de ensino proceder à entrega dos trabalhos aos técnicos da mesma de forma a que estes os façam chegar até nós.
 

Por email para o endereço cmevora.projeducativo@mail.evora.net
 

Podem ainda ser deixados alguns contributos no Blogue da Fada, no endereço http://fadapalavrinha.
blogspot.com/
, sob a forma de comentários, que posteriormente serão publicados neste espaço.
 

Caso as escolas possuam blogues ou páginas Internet próprias poderão informar-nos acerca dos seus conteúdos para publicação neste espaço.

 

 

Última actualização: 22-02-2010

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