|
A Minha
Escola
Este é um espaço dedicado à
divulgação das actividades de promoção do livro e da leitura
desenvolvidas pelas escolas e jardins-de-infância do
concelho. Para tal, devem os interessados fazer chegar os
conteúdos através da morada de correio electrónico:
cmevora.projeducativo@mail.evora.net
Externato Infanta Dona Maria
Histórias à Mesa
Aqui fica um exemplo de
Práticas publicado por Margarida Junça na revista "Cadernos
de Educação de Infância", nº 86 / Abril 2009. Clique
AQUI ou na
imagem para visualizar o artigo.

EB1 Comenda
Carlos Canhoto e alunos da
Escola da Comenda

Vê aqui o
livro que
resultou da parceria entre o escritor Carlos Canhoto e os
alunos da EB1 da Comenda.
Jardim de Infância Canaviais
Canção criada pelo escritor
Carlos Canhoto e pelas crianças do JI Canaviais Este é um
dos resultados obtidos na actividade “Conto(s) Contigo”
desenvolvida no âmbito do projecto educativo.
Roda - Canção da Fruta
(as crianças vestidas como se fossem frutos, vão-se
apresentando à medida que entram na roda).
Viva a fruta,
viva, viva…
Viva a fruta colorida.
Viva a fruta,
viva, viva,
que dá mais sabor à vida.
Venham p’ra aqui as maçãs,
as primeiras a chamar,
que a roda vai começar,
que a roda vai começar.
Nós somos as maçãs,
somos muito parecidas,
somos muito parecidas,
mas não somos irmãs.
REFRÃO
Roda a roda, roda, roda,
que mais fruta vai chegar,
venham agora as bananas,
a nossa roda alargar.
Nós somos as bananas,
somos muito amarelinhas,
somos muito amarelinhas,
e do cacho somos manas.
REFRÃO
Roda a roda, roda, roda,
gira sempre sem parar,
venha de lá a romã
para connosco rumar.
Eu sou a romã rosada,
mas não estou envergonhada,
mas não estou envergonhada,
de entrar nesta salada.
REFRÃO
Roda a roda, roda, roda,
mais uma volta ao lugar,
chamamos a laranjinha,
para nos vir ajudar.
Eu sou a laranja,
que o sol alaranjou,
que o sol alaranjou,
e agora já cá estou.
REFRÃO
Roda a roda, roda, roda,
que mais outro convidado
quer rodar p’ra todo o lado,
quer rodar p’ra todo o lado.
Eu sou o pêro doirado,
eu sou o pêro doirado,
canto desafinado,
não me peçam p’ra cantar.
REFRÃO
Roda a roda, gira vai,
venha agora a morangada,
que já p’ra aqui é chamada,
que já p’ra aqui é chamada.
Nós somos os moranguinhos,
três pequenos corações,
três pequenos corações,
muito, muito vermelhinhos.
REFRÃO
Roda a roda, roda, roda,
girando nas fantasias,
agora vamos chamar
as gostosas melancias.
Nós somos as melancias,
queremos saltar à vara,
queremos saltar à vara,
e fazer acrobacias.
REFRÃO
Roda a roda, roda, roda,
roda no chão e no ar.
chega a vez do ananás,
e do primo abacaxi.
Eu sou o ananás.
Eu sou o abacaxi,
viemos de avião,
p’ra chegar até aqui,
p’ra chegar até aqui.
REFRÃO
Roda a roda, roda, roda,
roda sempre sem demoras,
cheguem-se agora as amoras,
cheguem-se agora as amoras.
Somos as belas amoras,
nas silvas do silvado,
estamos por todo o lado,
estamos por todo o lado.
REFRÃO
Roda a roda, roda, roda,
mexe a roda sem parar,
venha a manga ao seu lugar,
venha a manga ao seu lugar.
Eu sou a bela manga,
Mas não aquela de ganga,
Mas não aquela de ganga,
Do fato do macaco.
REFRÃO
Roda a roda, roda, roda,
gira em grande rotação,
vamos agora chamar,
o nosso amigo melão.
Olá eu sou o melão,
e a todos quero dar,
e a todos quero dar,
um grande xi-coração.
REFRÃO
Roda a roda, roda, roda,
quem souber é só dizer,
quem mais vamos receber,
são as uvas delicadas.
Eu sou um cacho de uvas,
gordas a rebentar...
gordas a rebentar…
a esta salada os meus bagos quero dar.
REFRÃO
Roda a roda, roda, roda,
que tontos vamos ficando,
pelos pêssegos esperando,
pelos pêssegos esperando.
Nós somos os ricos pêssegos,
doces, coloridos,
doces, coloridos,
e muito, muito atrevidos.
REFRÃO
Roda a roda, roda, roda…
P’ra acabar esta salada,
já não falta quase nada.
Venha por fim o kiwi,
venha por fim o kiwi.
Eu sou o kiwi,
como é bom estar aqui,
nesta grande salada,
onde já não falta nada.
REFRÃO
Carlos Canhoto
29 de Maio 2009
EB1 Comenda
Trabalho criado pelo
escritor Carlos Canhoto e pelas crianças da EB1 da Comenda.
Este é um dos resultados obtidos na actividade “Conto(s)
Contigo” desenvolvida no âmbito do projecto educativo.
formigas...
Num terreiro limpinho,
muito cuidado, ergue-se um montinho de terra fofa - a chaminé, da grande cidade que o formigueiro é.
Formigas guerreiras, de fortes carapaças, e mandíbulas de aço, guardam as entradas,
com desembaraço.
Dos campos em volta, ocorre um longo carreiro. Movem-se ligeiras,
milhões de operárias, sarapateando, num sem-fim de passos,
para o formigueiro.
Sempre que se encontram, com simpatia, as formigas,
cruzam as antenas, em cumprimentos de cortesia:
- olá comadre, como está a senhora? - estou com pressa, estou com pressa… - não se empate por minha causa…
- ora essa, ora essa...
As negras operárias, com muita energia, carregam sementes, bagos, e o mais que apanham, de noite e dia, para o seu celeiro encher de alegria.
Na grande cidade, por entre túneis e galerias, a rainha, muito atarefada,
governa a colónia: trata dos ovos, das larvas, ninfas, e de toda a filharada…
No seu reino de harmonia, ninguém se queixa, de melancolia.
Carlos Canhoto 10 de Junho 2009
Veja aqui
Externato Infanta Dona Maria
Numa semana dedicada ao livro
e à leitura foram muitos os momentos em que se partilharam
histórias, contos e afectos com todos aqueles que a nós se
juntaram para celebrar o Livro Infantil!
Foi uma semana recheada de bons momentos, tivemos um serão
de contos para pais e filhos com o Serafim que nos encantou
com as suas histórias, a escritora Isabel Minhós Martins da
editora Planeta Tangerina também visitou a nossa escola, a
APPACDM presenteou-nos com uma história de tapete de uma
forma muito especial, tivemos pais que por instantes foram
contadores de histórias, educadoras de outros lugares que
vieram enriquecer a nossa semana, a Fada Palavrinha também
marcou presença com três belas histórias, a Eborae Música
trouxe-nos uma história ao piano, algumas alunas da
Universidade de Évora também se juntaram a nós e recebemos a
visita de alunos e docentes de outras escolas.
Margarida Junça
Externato Infanta Dona Maria
A
Biblioteca Municipal de Beja todos os anos realiza um
encontro à volta das histórias, dos livros e do contar -
PALAVRAS ANDARILHAS. Nesse
encontro é lançada uma Estafeta de Contos que de norte a sul
do país promove em escolas, em bibliotecas e em outras
instituições sessões à roda do livro e das histórias. Este
ano a estafeta passou por Évora, pelo jardim de infância
Externato Infanta Dona Maria. Recebemos as colegas da
Biblioteca Municipal do Redondo - Pólo de Montoito que
na sessão contaram histórias da escritora Luísa Ducla Soares
e passaram-nos o testemunho, um livro gigante onde se vão
anexando todas as sessões que foram acontecendo ao longo de
vários meses por todas as cidades, vilas e aldeias por onde
a estafeta passou...
  
 
EB1 de S. Miguel de Machede
Actividade Exploratória da Leitura do Livro:
"Vamos falar de dragões..."
 
Depois de ter sido explorado o livro "Vamos falar de
dragões...", fez-se uma proposta aos alunos para que
escrevessem um pequeno texto sobre o dragão que, neles
próprios, imaginam.
O meu dragão chama-se Estrelinha. Tem a cor verde, tem o
corpo coberto de picos, é alto, magrinho e forte. Tem
poderes mágicos e ajuda-me a desvendar mistérios.
Alice Pacheco
1º ano
O meu dragão é muito grande e tem asas grandes para poder
voar. O meu dragão é dos escuros e é mais bonito que os
outros dragões. Ele é meu amigo e está sempre ao pé de mim.
Ele vai acompanhar-me sempre até ao fim da vida. E ele um
dia meteu-se numa grande aventura...
Liliana Canaverde 1º ano
O meu dragão é amigo, é forte, é alto, magro e ajuda-me nos
momentos difíceis.
Diogo Pardal 1º ano
O meu dragão é azul e muito, muito alto. É muito grande, é
bonito, é bom e é meigo. Um dia fui à paria com o meu dragão
e ele foi nadar comigo e gostou muito da praia. Uma vez o
meu dragão foi à praia sozinho, à noite. No dia seguinte não
encontrei o meu dragão e fui perguntar aos meus pais se o
tinham visto e fui à praia ver dele, até que encontrei lá o
meu dragão. E ficamos felizes para sempre.
Beatriz Pacheco 2º ano
O meu dragão é cinzento, tem picos, tem um rabo grande, tem
patas grandes e tem dentes afiados. Deita fogo pela boca e
tem a cabeça grande. Quando vê outro dragão assusta-se,
porque eles são enormes e o meu dragão não.
Gonçalo Almeida 2º ano
O meu dragão é bonito, magro e é baixo. Ele é feliz, é
alegre e eu também gosto muito, muito dele. Ele às vezes é
brincalhão. O meu dragão é aventureiro e explora muito o meu
corpo. Quando ele explora o meu corpo eu fico com muita
comichão.
Pedro Baptista 2º ano
O meu dragão chama-se Corajoso. Ele ajuda-me a ter força
para fazer coisas. Dá-me energia e dá-me muita, muita fome.
Todos os dias que eu acordo ele diz sempre: - Bom dia! O meu
dragão é alto, corajoso, magro, forte e verde.
Tiago Ferreira 3º ano
O meu dragão é bonito e verde. Ele é um dragão simpático e
alegre. Eu levo o meu dragão a passear e quando nós passamos
por uma árvore, ele come todos os frutos que há na árvore. O
meu dragão chama-se Estrela. Ele tem picos nas costas e eu
gosto muito dele.
Carolina Lopes 3º ano
O meu dragão chama-se Escuro. Às vezes, quando se acaba a
luz a minha casa, faz-me partidas. A cor do meu dragão é
verde, mas como ele é mágico, muda de cor. Ele só tem três
cores: é azul, amarelo e branco. O meu dragão é muito
divertido. Eu gosto muito do meu dragão.
Ana Rita Varela 3º ano
O meu dragão é bonito. É alto, tem dentes afiados e às vezes
tem um grande segredo que não me conta. Ele um dia meteu-se
numa grande aventura e nunca mais de lá saiu. Ele é o meu
dragão da alegria.
Olinda Varanda 3º ano
O meu dragão é alto, gordo, verde e deita fogo da boca. Tem
unhas e coisas vermelhas em cima das costas. É simpático,
amigo e brincalhão. Para onde os dragões vão, ele também vai
com eles. É bonito e dorme com os outros dragões numa gruta.
E é amigo de um urso.
Rute Encarnado 3º ano
O meu dragão é preto e alto. Também tem picos e tem garras.
Ele é forte, tem muita força e é mau. O meu dragão tem 50
anos. Ele come muito, por isso é que ele está muito gordo. O
meu dragão anda no escuro e na selva. Ele é mau, feio e é
voador. Ele vive muitas aventuras.
Gonçalo Pacheco 3º ano
O meu dragão é verde, é gordo, é alto, tem dentes afiados,
tem uma cauda gorda e tem picos nas costas. Tem as patas com
unhas, tem olhos cor de rosa, tem uma boca grande e deita
fogo pela boca.
Cristiana Quadrado 3º ano
O meu dragão é o Dragão da Alegria. É forte e é gigante. Tem
cornos e tem picos. Ele imagina aventuras comigo e é gordo.
Ele arranja-me namoradas bonitas. Eu e ele já fomos dar a
volta ao mundo e eu fui nas costas do dragão.
Gonçalo Figo 4º ano
O meu dragão chama-se Jorge, tem as cores, verde, azul e
vermelho. É magrinho, forte e ajuda-me a desvendar
mistérios. É poderoso e tem poderes mágicos.
Leandro Pacheco 4º ano
O meu dragão é gordo. Tem dentes afiados e é preto. Ele tem
picos e também tem garras. Eu pressinto que ele às vezes me
está a tocar com as garras, mas não o vejo, porque ele é
invisível.
Cristina Pinheiro 4º ano
Todos nós temos um dragão
no nosso imaginário...




Externato Infanta D.Maria
Aqui ficam
algumas
fotos alusivas ao Carnaval, em que os meninos se tornaram
numa espécie de
Biblioteca Andarilha, em que os livros
saíram à rua...
Cada menino pintou a sua história preferida e vestiu-se de
livro.


Grupo de Leitura para Pais e
Filhos
Desta vez o espaço “A Minha Escola”
divulga um texto do Duarte, de 5 anos, que ele contou no
Grupo de Leitura para Pais e Filhos, numa sessão que
decorreu no passado dia 24 de Janeiro e que relata a sua
primeira história de amor, acontecida quando ele tinha 18
meses. Vale a pena conhecer.


EB1 de
S. Mamede
Aqui ficam os
trabalhos dos alunos da EB1 de
S. Mamede, sala da professora Umbelina, 4º C. Os
textos
resultaram do trabalho entre os alunos da escola de S.
Mamede e o escritor Carlos Canhoto, tendo sido enviados pelo
próprio autor. Os alunos fizeram também algumas ilustrações
que esperamos ver mais tarde. Foi interessante constatar,
nas palavras da professora, o interesse e o gosto de muitos
dos alunos em escrever o texto em poesia para além da
actividade proposta que consistia em fazer os textos em
prosa. Boa Leitura.
“Não é segredo, eu posso dizer”
Era uma vez um menino chamado João Pedro. O seu
sonho era ser zoólogo. Ele pensou:
“- Quando eu me tornar zoólogo, vou ver tigres,
leões, chitas, leopardos, etc. Vou lutar tanto
para me tornar zoólogo… Posso dar de comer aos
animais mais ferozes e eles serem meus amigos e
conhecerem-me. Posso viver junto deles, fazer
deles meus guarda-costas e até fazer uma
exposição com eles para os turistas, e com isso
ganhar muito dinheiro. Gostarei de ver
ursos-polares, doninhas fedorentas,
ornitorrincos, etc. Quando alguém me perguntar
alguma coisa sobre animais, eu respondo num
segundo. Se houver algum concurso de animais, eu
inscrevo-me logo. Adoro lidar com animais. É a
minha vida. Onde estiverem animais, eu não
resisto em os ver”.
O João Pedro anda na escola de S. Mamede e é um
excelente aluno. Quando for para a Universidade
irá esforçar-se ao máximo para ser zoólogo. Diz
para si próprio que irá tornar esse desejo
realidade e será isso mesmo que vai acontecer.
Quanto a mim, penso que ele irá conseguir o que
quer.
“ O João Pedro sou eu e este é o meu sonho.”
João Pedro – 4º C
|
Não é segredo…posso dizer!
Uma estilista,
eu quero ser!
Muitas roupas desenhar,
e vesti-las se me apetecer.
Vendê-las até não mais poder
é o que eu quero fazer.
Seguir em frente,
e ter um sucesso valente.
Também gostava
de ser arquitecta.
Muitas casas desenhar.
Umas pessoas a ver,
Outras a apreciar
E umas e outras a comprar.
Arquitecta e estilista
eu quero ser,
ter muita fama
e muito poder!
Se houver trabalho
para acabar,
lá vou eu
para o realizar.
Muitas roupas desenhar,
Muitas casas fazer,
Os meus sonhos realizar
e aos 68 anos me reformar.
E tudo isto
eu posso dizer!
Joana Silva- 4º C
|
Não é segredo, eu posso dizer
Não é segredo,
eu posso dizer…
Que quando for crescido
Pediatra quero ser!
Para poder curar
crianças de tenra idade.
Tratá-las e voltar a tratar
até chegarem à Universidade!
Muito tenho que estudar,
espera-me um longo caminho!
Muitas pestanas vou queimar.
Tudo se consegue com muito carinho.
Hoje em dia
os problemas são,
como diz a minha tia,
Violência…, televisão
Mas eu penso no futuro
preocupo-me a valer
Sei que serei madura
Não deixarei ninguém sofrer.
Solange Santos – 4º C
|
Não é segredo, posso dizer!
Navegar pelo mar…marinheiro eu vou ser!
Ão, ão faz o cão, veterinária, talvez…
O avião pilotar, ser o comandante no ar a voar…
É de cientista, descobrir coisas novas, e eu
gosto de pesquisar.
Somar, subtrair… é igual a professora.
Emigrar, sair, se não encontrar emprego…
Guardar o bem do nosso Planeta, não o degradar!
Radiologista, tirar radiografias…
Estudar e nunca esquecer
Dedicar-me talvez…à música, não sei!
O que também é divertido é ir para o circo…
Mas o que eu quero mesmo é ser cientista,
descobrir coisas novas, ver os planetas, estudar
muito, e, ao estudar, divertir-me.
Beatriz Pereira – 4º C
|
…Não é segredo, eu posso
dizer...
Ser veterinário, é o meu sonho.
Quero tratar dos animais,
mas para isso na aula não posso ser risonho,
Só estudar e nada mais.
O meu sonho é ser veterinário,
isso vou concretizar.
Vou fazer tudo por ele
e vou já começar!
Eu adoro os animais
incluindo os mais ferozes.
Porque esses animais
são os mais espertos e velozes.
Eu quero ser veterinário,
E curar muitos animais,
Até posso ser milionário
Mas vou fazer com que não sofram mais!
Guilherme Bento – 4º C
|
|
EB1 de São Miguel de Machede
O espaço “A Minha Escola” dá-te a conhecer
mais alguns trabalhos, desta vez dos alunos da EB1 de São
Miguel de Machede, com a exploração
do texto "Se tu visses o que eu vi" de António Mota após a
sua deslocação à escola, os quais foram enviados para o
próprio autor.
Aqui ficam alguns dos trabalhos que
resultaram da exploração do livro acima mencionado, pelos
professores
Ana Paula Tabarra, António Pereira e Susana Rego:
Se tu visses o que eu vi...
Se tu visses o que
eu vi
Ali ao pé dos cafés
Tomavas logo um banho
E lavavas os teus pés.
Se tu visses o que eu vi
Na minha cozinha
Um macaco todo feliz
Com a minha galinha
Se tu visses o que eu vi
À porta da minha escola
Uma menina chamada Lola
A dançar, a dança espanhola.
Se tu visses o que eu vi,
Uma grande, grande girafa,
Cheia de graça, toda penteada
Com uma bela marrafa.
Patrícia Mestre
4º ano
|
Se tu visses o que eu vi...
Se tu visses o que eu vi
Ficavas como um porco encarnado
Agarrado a um tronco
Muito, muito encantado
Se tu visses o que eu vi
Ficavas todo "abananado"
Cortei o computador ao meio
E fiquei electrocutado
Se tu visses o que eu vi
Dentro de um computador prateado
Estava lá o meu tio
Todo, todo desafinado
Se tu visses o que eu vi
Dava-te cá um jeito...
Era o meu pai mesmo ali
A cortar os pelos do peito.
Joana Gato
4º Ano
|
Se tu visses o que eu vi...
Se tu visses o que eu vi
Atrás da minha casa
Dois burros a casar
E um porco com uma asa.
Se tu visses o que eu vi
No café da varanda
Um homem a fugir de um cão
Com medo de ficar sem mão.
Se tu visses o que eu vi
Atrás duma chaminé
Um borrego a ladrar
E três tigres a namorar.
Se tu visses o que eu vi
Numa gruta, vivia um cão,
que às vezes namorava,
com um lindo, lindo balão.
Tiago Ferreira
2º ano
|
 |
Se tu visses o que eu vi...
Se tu visses o que
eu vi
Desatavas a fugir
Uma sardinha a fumar
e o menino João a latir.
Se tu visses o que eu vi
Atrás da Junta de Freguesia
Um macaco a comer uma banana
E outro a fazer uma pia.
Se tu visses o que eu vi
Um homem mascarado,
Ali todo jeitoso
Ao ver um boi ficou borrado.
Se tu visses o que eu vi
Desatavas a chorar
Uma baleia a jogar
E outra a cantar
José Morais
4º ano
|
Se tu visses o que eu vi...
Se tu visses o que
eu vi
Estava um menino a comer
E um cão sentado na sanita
E um macaco à porta a bater
Se tu visses o que eu vi
Atrás daquela igreja
Um porco a casar com um cavalo
E um sumo com uma cerveja
Se tu visses o que eu vi
Um menino à porta de casa
Com um gato a ladrar
E um pássaro sem uma asa
Pedro Santos
4º Ano
|
Se tu visses o que eu vi...
Se tu visses o que eu vi
A ovelha a pular em cima de uma flor
Um dragão a cantar
O cão deitado em cima de um motor
Beatriz Pacheco
2º Ano
|
Se tu visses o que eu vi...
Se tu visses o que eu vi
Um gato a tocar guitarra
E a pular na frigideira
Pedro Baptista
1º Ano
|
 |
Se tu visses o que eu vi
Se tu visses o que eu vi
Lá na mata de Lisboa
Uma porca a grunhir
E um cavalo a andar de canoa
Se tu visses o que eu vi
No telhado da minha casa
Uma galinha sem cabeça
E um crocodilo com uma asa.
Rute Encarnado
2º Ano
|
Se tu visses o que eu vi...
Se tu visses o que eu vi
Em cima da laranjeira
Uma cobra a comer erva
E uma pêra na pereira
Gonçalo Almeida
2º Ano
|
Se tu visses o que eu vi...
Se tu visses o que eu vi
Um macaco a comer bananas
À frente do filho
Daniela Gonçalves
1º Ano
|
Se tu visses o que eu vi...
Se tu visses o que eu vi
Lá perto do rio Douro
Um pote cheio de ouro
Mais parecia um tesouro
Se tu visses o que eu vi
Lá longe na horta
Uma mota toda bonita
A comer uma bela torta
Se tu visses o que eu vi
Na minha linda carrinha
Uma mosquinha às cores
A namorar uma lagartinha
Se tu visses o que eu vi
Uma águia a nadar
E um cão a voar
Em cima do luar.
Sofia Lino
4º Ano
|
Se tu visses o que eu vi...
Se tu visses o que eu vi
Um barco de chocolate
E o que eu no jornal li
A dizer, queres que eu te mate?
Se tu visses o que eu vi
Na viagem de barco
Um gato que sorri
Com o meu amigo Marco
Se tu visses o que eu vi
Num jornal todos os dias
Um boneco de chantili
Que só pescava línguas
Se tu visses o que eu vi
Um rato no meu camarim
O rato quando fazia chichi
A campainha fazia dlim dlim!
Leonardo Vaquinhas
4º Ano
|
Se tu visses o que eu vi...
Se tu visses o que eu vi
Ficavas engraçado
Com um namorado
A comer pão molhado
Se tu visses o que eu vi
Atrás da casa do povo
Dois macacos a fugir
Com medo de cair
Se tu visses o que eu vi
O João balão
A lavar o rabo do cão
Com o sabão.
Gonçalo Figo
3º Ano
|
 |

Se tu visses o que eu vi
Se tu visses o que eu vi lá em Évora
Uma girafa a pular e a comer erva
Cristiana
2º Ano
|
Se tu visses o que eu vi...
Se tu visses o que eu vi
Desatavas logo a rir
Um pato num desfile
Com uma pata a subir
Se tu visses o que
eu vi
Desatavas outra vez a rir
Ouvi uma coisa ao longe,
Era um gato que andava a pedir
Se tu visses o que eu vi
Desatavas à gargalhada
Tinhas vergonha de mim
E davas-me uma chapada
Se tu visses o que eu vi
Ias logo, logo embora
Uma pata a andar de lado
A dar beijos ao namorado
Inês Canaverde
4º Ano
|
EB1 Chafariz Del Rei
Para os visitantes deste
sítio de Internet,
deixo no espaço “A Minha Escola” um carinhoso testemunho sobre
o que é ler, de alguns alunos de uma turma de 4.º ano de
2006/2007 da EB1 Chafariz Del Rei. Achei deliciosas as suas
declarações e por isso as quis partilhar convosco.
Ora vejam o que é para estes
alunos ler...
Ler...
É uma magia que nos traz alegria
e nos leva para o mundo da fantasia
É aprender
palavras novas outros costumes e com alegria ganhar mais
sabedoria.
É como ir
para o céu e esquecer tudo o resto.
Miguel Acácio
|
Ler...
Ler é aprender,
Aprender
coisas novas,
Novas
palavras, palavras desconhecidas,
Desconhecidas
e extraordinárias.
Ler é imaginar, imaginar
paisagens,
Paisagens
alegres, alegres e coloridas
Coloridas ou
cinzentas,
Cinzentas ou
sombrias.
Eu adoro ler,
Ler muito
Muito tempo.
Joana
|
Ler...
Para mim é sonhar num mundo em
que as palavras mandam. Onde tudo ganha vida, desde o nosso
brinquedo favorito até ao fogão.
Ler é aprender a escrever, a
imaginar a realidade.
Ler traz-me
várias recordações. Faz-me pensar na vida, na sorte que tenho.
Ler dá asas à
minha imaginação.
Helena
|
Ler...
É um prazer da vida.
É bom para
aprender.
É divertido e
ajuda-nos a compreender.
É uma das
melhores coisas que há.
José Miguel
|
Ler...
É muito mais do que dizer
palavras.
É divertido e
imaginativo.
Desenvolve a
mente.
Ajuda-nos a
aprender.
Temos todos
de saber.
Por isso a Câmara de Évora criou
o projecto “A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas”.
Carolina
|
Ler...
Ler não é só um som de palavras
que saem da nossa boca.
É magia que
sai das letras
É uma espécie
de música que nos diverte e que é preciso praticar
Porque nos
leva a imaginar e ajuda a compreender
João
|
Ler...
Ler dá-nos prazer.
Prazer de
conhecer
o mundo das
letras
e ir para lá
desse mundo.
Ler é imaginar histórias,
Personagens e
aventuras.
Ler é ter curiosidade
É ter vontade
de aprender
Inês
|
Para que serve este espaço?
O meu amigo
Gigante das Bibliotecas dizia-me outro dia que este espaço
“A Minha Escola” lhe fazia lembrar um daqueles quadros de
afixação que temos nos corredores e nas salas de convívio
das nossas escolas, onde colocamos aqueles trabalhos que,
com tanta dedicação e esmero fizemos, e que por isso
queremos mostrá-los àqueles de quem mais gostamos: os nossos
amigos, os professores e os pais. Concordo com ele, mas para
mim este espaço é tudo isso e muito mais!

Para mim “A Minha
Escola” é um espaço que se assemelha muito a uma montra. Uma
montra daquelas onde as iguarias expostas nos fazem água na
boca, ou uma montra onde os modelos expostos são de um
requinte e beleza que ao mirá-la arregalam-se-nos os olhos e
o coração.
Ao
longo do ano lectivo passado, passaram por aqui alguns
trabalhos de alunos de vários jardins de infância e várias
escolas, que certamente encheram de orgulho educadores de
infância, professores e pais. A todos os que nos enviaram as
suas produções o nosso obrigada e contamos com mais
trabalhos vossos neste ano lectivo de 2008/2009!
Os trabalhos poderão ser
enviados para a Câmara Municipal de Évora, ao cuidado da
Dra. Ana Abrantes das seguintes maneiras:
Por Correio para
Pátio do Salema, 7000-818 Évora
Por entrega à equipa do MuTIC - Como são regulares as
visitas do MuTIC poderão os responsáveis dos
estabelecimentos de ensino proceder à entrega dos trabalhos
aos técnicos da mesma de forma a que estes os façam chegar
até nós.
Por email para o endereço
cmevora.projeducativo@mail.evora.net
Podem ainda ser deixados alguns
contributos no Blogue da Fada, no endereço
http://fadapalavrinha.
blogspot.com/
, sob a forma de comentários,
que posteriormente serão publicados neste espaço.
Caso as escolas possuam blogues
ou páginas Internet próprias poderão informar-nos acerca dos
seus conteúdos para publicação neste espaço.

|
|