Voltar à página inicial




 

A Imagem da Agenda XXI Évora, concebida pela Hora Marketing e Comunicação, agência de Évora
especialista em criação de marcas, foi pensada para recriar uma simbologia única de união à cidade de
Évora.


Síntese
A assinatura proposta “Um compromisso com a qualidade de vida”, remete-nos para a evolução e crescimento da cidade, com base nos elementos que dão vida, identificam e perduram em Évora. É nessa lógica que surge o conceito da imagem, que desperta várias interpretações consoante a vivência de cada um. O nome Agenda XXI Évora, está definido sobre uma barra cronológica, que nos remete ao tempo, à necessidade de agir de forma equilibrada, tendo como base de acção Évora. Através da utilização de vários elementos da cidade, em concreto o aqueduto e as principais portas da cidade e da sua relação com o número quatro, pretende-se evocar a simbologia a ele associado, número perfeito, harmonioso, que define o homem e a natureza. Ao mesmo tempo converteu-se o numero 21, de agenda 21, para numeração romana, pela forte presença na história e arquitectura de Évora.

Atributos
A imagem pretende criar uma associação transparente à cidade - O primeiro elo de ligação respeita à leitura sobre o número quatro - são quatro as portas principais das muralhas de Évora, os bicos das fontes da cidade são sempre quatro ou múltiplos de quatro, existem quatro fontes de ferro, e existem oito chafarizes e oito fontes dentro da cidade, também múltiplos de quatro. Ao mesmo tempo temos também a ligação ao símbolo de Évora Património Mundial (o quadrado sobre o circulo), sendo o número quatro transmissor de estabilidade e equilíbrio, elementos necessários ao desenvolvimento sustentável.


A segunda leitura corresponde ao conceito do aqueduto, que em ligação aos Chafarizes e às Fontes, permitiam o abastecimento de água à população, elemento vital para o desenvolvimento, e que aqui traduz a assinatura de compromisso com a qualidade. É também no tecto do aqueduto, que se cria a barra cronológica que pretende transmitir evolução, progresso, crescimento. Em síntese transmitir um dos princípios da agenda 21 local – agir em equilíbrio com os recursos disponíveis, isto é a agenda 21 de Évora aqui sustentada nos pilares da cidade.
Por último, temos a recriação das quatro portas principais dentro das muralhas, enquanto símbolo de início, de abertura a novos desafios, de futuro e de amplitude.

Cores utilizadas
O preto, enquanto cor que transmite dignidade, completa os atributos da cor azul, associada a fidelidade, personalidade e ideal. Pelo tom do azul ser um tom entre o azul normal e o azul claro, também se associa a compreensão, conhecimento e futuro.
Benefícios/Qualidades Percebidas/ Interiorização da Marca:
“Agenda XXI Évora está centrada em equilibrar o presente e promover o futuro sustentado”
“Agenda XXI Évora pretende edificar um conjunto de acções que visam a melhoria de vida.”