Voltar à página inicial




 

2º FÓRUM DE PARTICIPAÇÃO
O Plano de Acção da Agenda 21 de Évora e Prioridades para Implementação
Local: Convento dos Remédios
8 de Abril de 2011, 20h30

 

 

Sessão participativa Bairro Celeiros: 1 de Março, às 17h30, no Espaço Celeiros.

> Propostas

> Programa

> Brochura

 

Sessão participativa S. Miguel de Machede, 26 Fevereiro, às 15h00, Junta de Freguesia de S. Miguel de Machede.

Participantes: Presidente da Câmara Municipal de Évora

> Propostas

> Programa

 

Os relatórios das sessões anteriores estão já disponíveis nos "Apelos XXI"

 


----------------------------------

 

ANTERIORES:

> Já pode consultar o Relatório de Avaliação de Mérito das Candidaturas - aqui.

> Encontram-se disponíveis para consulta os Relatórios de Diagnóstico, por freguesia - veja aqui.

>   Já está disponível para consulta o Relatório do 1º Fórum de Participação

 

 

 
 
Agenda 21 Local
Câmara de Évora promove Fórum de Participação

A Câmara Municipal de Évora está neste momento a elaborar a sua Agenda 21 Local, dando seguimento ao conceito surgido em 1992 numa conferência das Nações Unidas e que preconizava uma acção global para o desenvolvimento sustentável como forma de lidar com questões como a pobreza, saúde humana, padrões de consumo, protecção ambiental, dinâmica demográfica, entre outros.
Considerando que grande parte destas questões têm os seus problemas e soluções enraizadas nas actividades locais e que a participação e cooperação das autoridades municipais desempenhará um papel crucial na obtenção destes objectivos, o capítulo 28 da Agenda 21 apela às autoridades locais de cada país que desenvolvam um processo consultivo e consensual com as suas populações, sob a forma de uma versão local da Agenda 21: a Agenda 21 Local.
Neste modo, a edilidade eborense, através da CIVITAS – Centro de Estudos Sobre Cidades e Vilas Sustentáveis da Universidade Nova de Lisboa, e no âmbito da sua presença na CIMAC, - Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, promoveu a fase de auscultação da população, entretanto terminada, e que já deu os seus primeiros frutos.
Assim, dando continuidade ao plano de trabalhos previsto pela Civitas teve lugar esta quinta-feira à noite, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o 1º Fórum de Participação subordinado ao tema “Principais Desafios ao Desenvolvimento Sustentável e Intervenções Prioritárias para o Concelho de Évora.
Durante esta reunião informal de trabalho foram dados a conhecer os resultados dos inquéritos de rua. À plateia, composta, por exemplo, pelo reitor da Universidade de Évora, por vereadores da CME, por presidentes de junta de freguesia e por outros munícipes, foi, entretanto, solicitada a colaboração no sentido de apontarem mais alguns factores importantes para o desenvolvimento do concelho.
Desta forma, o 1º Fórum de Participação da Agenda 21 Local de Évora constituiu mais um excelente passo em direcção à edificação deste documento que se quer construído com o maior número de contributos.