P á g i n a   P r i n c i p a l  > A c t i v i d a d e s


Cartão de CidadãoCARTÃO DO CIDADÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Procedimentos de Instalação

 

 

O Cartão de Cidadão

 

O Cartão de Cidadão começa a generalizar-se no nosso país. Começam também as instituições a dotar as suas instalações com leitores de forma a dar resposta às solicitações que recorrem ao novo documento.
O Cartão de Cidadão, como documento físico, permite ao cidadão identificar-se presencialmente de forma segura. Como documento tecnológico, permite que o cidadão se identifique perante serviços informatizados e possa autenticar documentos electrónicos.

Todas as informações, na óptica do utente, podem ser obtidas no Portal do Cidadão ou no site oficial do Cartão de Cidadão.

 

Os leitores para o Cartão de Cidadão

Relativamente aos leitores de cartões a adquirir, estes estão já disponíveis nos Balcões do Cartão de Cidadão, que no caso de Évora funciona no Governo Civil ou na Conservatória do Registo Civil.

 

Existe mais do que um tipo de leitor. No entanto apenas estão a ser distribuídos, para já, os leitores “Simples”.

Ao todo existirão quatro tipos de leitores no mercado interoperáveis com o Cartão de Cidadão, consoante as funcionalidades necessárias e perfil do cidadão:

Leitor “Simples”: Trata-se de um modelo de leitor externo sem PinPad (sem possibilidade de introdução de códigos no leitor) com ligação a um computador pessoal via porta USB;

Leitor para Autenticação Telefónica: Trata-se de um modelo de leitor com PinPad (possibilita a digitação de códigos) e sem possibilidade de ligação a outros dispositivos. Permite a leitura do Cartão de Cidadão para geração de uma palavra-chave única gerada no momento, bem com a leitura de Cartões Bancários com chip;

Leitor “Misto”: Trata-se de um modelo de leitor com PinPad (possibilita a digitação de códigos), funcionando conectado a um computador pessoal via USB ou desconectado. Reúne as funcionalidades descritas no Leitor Simples e no Leitor para Autenticação telefónica. Permite assim, a leitura do cartão e da execução das suas funcionalidades, bem como possibilita ainda a leitura do Cartão de Cidadão para geração de uma palavra-chave única gerada no momento, bem com a leitura de Cartões Bancários com chip;

Leitor “Acessibilidade”: Trata-se de um modelo de leitor com características semelhantes ao do ponto acima “Leitor Misto”, mas desenhado especificamente para cidadãos com deficiências visuais, possuindo funcionalidades que permitem obter feedback sonoro das interacções com o leitor, através de mecanismos de síntese de voz ou semelhantes.



Instalação do Leitor do Cartão do Cidadão

Em primeiro lugar aconselha-se a leitura do manual on-line intitulado Instalação do Leitor GemPC Twin em Windows na sua versão pdf disponível em Instalação do Leitor GemPC Twin em Windows (544 KB).

Caso surjam dúvidas acerca das especificações técnicas base de leitores de cartões smartcard compatíveis com o Cartão de Cidadão poderá também consultar este Manual pfd (168 Kb)

Outros esclarecimentos técnicos podem ser obtidos no endereço: http://www.cartaodocidadao.pt/index.php?option=com_content&task=category&sectionid=14&id=23&Itemid=101&lang=pt

PASSO A PASSO

  • Em primeiro lugar será necessário instalar o ficheiro patch (clique aqui para download) disponível no site do Cartão de Cidadão.
     
  • Em segundo lugar deverá instalar a Aplicação do Cartão de Cidadão (Windows).

    Para outros sistemas operativos deverá consultar a área de downloads do site do Cartão do Cidadão.
     
  • Em condições normais deverá ficar disponível, de imediato, junto ao relógio do Windows, o sinal do leitor.
    A indicação de um ponto ou traço vermelho não significa que não esteja bem instalado. Para comprovar será necessário correr a aplicação que se encontra no Ambiente de Trabalho denominada Cartão do Cidadão.

    Mesmo sem cartão a aplicação correrá e dará uma mensagem a dizer que o Cartão não se encontra colocado.

    Tem-se registado, todavia, outro problema, ou seja, a não detecção do Leitor, em especial em sistemas operativos mais antigos como Windows 98/Me/2000.
    Neste caso a mensagem dirá que não existe Leitor de Cartões instalado ou ligado ao computador. Isto significa que o leitor não é reconhecido.

    Neste caso deverá ser instalado outro Driver de entre os que se seguem, de acordo com o Sistema Operativo utilizado.

Driver alternativo para leitor PC Twin Zetos Windows 98/ME/2000

Driver alternativo para leitor PC Twin Zetos Windows XP/Vista

 

 


Copyright
© DOGI - CME