Sabia que...
 
Edição de 4 de fevereiro de 2020
 
   
 

 

… a Igreja de S. Pedro foi inaugurada a 2 de outubro de 1884?

 

Em 23 de abril de 1880, D. Luis, concedeu à “Junta Geral do Distrito de Évora, para estabelecimento de uma escola normal de segunda classe,… ou para qualquer outro estabelecimento de instrucção e beneficência, a Igreja de S. Pedro, situada na freguesia da Sé…”, mais concretamente no Pátio do Salema.

Entre a data de concessão e 1884, a Igreja sofreu obras de adaptação, tendo em vista nova utilização do edifício. Surge então um moderno edifício de amplas janelas e espaçosas salas.

A obra foi dirigida pelo Engenheiro Pelouro e concluída pelo Engenheiro Pinho, apresentando inovação técnica na construção civil, sendo nesta obra utilizado pela primeira vez, talvez até no país, vigas de ferro duplo T, enchendo os vãos com pequenas abobadilhas conforme podemos ver referido no “Manuelinho d’ Évora”.

A inauguração do espaço verificou-se com um ciclo de Conferências Pedagógicas, o qual teve início em 2 de outubro de 1884 e passados alguns dias instala-se ali a Escola Normal de Évora, com inauguração a 16 de outubro de 1884, dia do aniversário da rainha D. Maria Pia.

Posteriormente e após encerramento do estabelecimento de ensino, o edifício serviu como Salão Paroquial até meados dos anos 60 do século XX.

O edifício transitou para a posse da edilidade eborense, por escritura pública, datada de 19 de dezembro de 1963, sendo então alugado à Direção de Viação do Alentejo que o abandona por via da sua transferência para novas instalações no Parque Industrial de Évora.

Atualmente é ocupado pelas Divisões de Desporto, Socioeducativa e Comunicação da Câmara Municipal de Évora.


 

 

Saiba tudo sobre o Município de Évora em www.cm-evora.pt

 

 

 


Copyright © 2014-2019 Câmara Municipal de Évora. Todos os direitos reservados