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Por Sara Dimas Fernandes
Vereadora Câmara Municipal de Évora
As formas de viver uma cidade dependem de quem lá vive,
mas também, mais do que possamos pensar, do próprio
espaço. A organização da cidade, nas questões
urbanísticas e de mobilidade, existência e
acessibilidade a espaços de lazer, culturais,
desportivos ou recreativos, condicionam em grande medida
as vidas dos cidadãos. As questões do civismo, do
respeito pela natureza e pelo ambiente estão em diálogo
permanente com a limpeza e manutenção do espaço público.
A apropriação da cidade como pertencendo a cada um, em
oposição à cidade que não é de ninguém, faz parte do
caminho para a construção de uma sociedade mais
inclusiva, solidária, responsável e sustentável. Uma
cidade pode ser, efetivamente, educadora!
A educação, em todas as suas formas, é o principal
desafio para quem tem responsabilidades na gestão da
Cidade. Aparece considerada no Preâmbulo da Carta das
Cidades Educadoras como o primeiro dos desafios que se
colocam no século XXI.
Primeiro “investir” na educação de cada pessoa, de
maneira a que esta seja cada vez mais capaz de exprimir,
afirmar e desenvolver o seu potencial humano, assim como
a sua singularidade, a sua criatividade e a sua
responsabilidade. Segundo, promover as condições de
plena igualdade para que todos possam sentir-se
respeitados e serem respeitadores, capazes de diálogo.
Terceiro, conjugar todos os fatores possíveis para que
se possa construir, cidade a cidade, uma verdadeira
sociedade do conhecimento sem exclusões, para a qual é
preciso providenciar, entre outros, o acesso fácil de
toda a população às tecnologias da informação e das
comunicações que permitam o seu desenvolvimento.
Nos seus 20 princípios, a Carta das Cidades Educadoras,
aponta formas, caminhos e diretivas a seguir para
responder a estes grandes desafios, e vão muito além da
Educação formal.
Évora comemora no próximo ano os 20 anos da adesão à
Associação Internacional das Cidades Educadoras, que
aconteceu em 2001. A Rede Nacional conta atualmente com
82 membros e, no total, são membros da Associação
Internacional das Cidades Educadoras (AICE), 505 cidades
repartidas por 34 países. É uma família grande, com
diferentes perspetivas e diferentes capacidades, mas
unidas em fazer com que a ação política se reflita na
melhoria do quotidiano dos seus cidadãos.
Sabemos que o desafio de fazer de Évora uma cidade
Educadora é grande, assumimo-lo como nosso!

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opinião, assim como ideias e sugestões que
possamos por em prática nas próximas
edições.
Fique
connosco e acompanhe-nos na viagem que hoje
se inicia.
Évora Cidade
Educadora. Por uma questão de princípio!
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ESTRATÉGIA
DE AÇÃO
Se houve algo
que ficou patente nos tempos recentes,
marcados por uma pandemia que virou o nosso
mundo do avesso de um momento para o outro,
foi que a cooperação é essencial para
ultrapassar as adversidades. Exemplos não
faltaram, desde a solidariedade entre
vizinhos a empresas que voluntariamente
adaptaram produção para colmatar falhas no
mercado, desde o apoio a idosos e sem-abrigo
até à implementação de infraestruturas de
apoio ao Serviço Nacional de Saúde,
potenciados por uma cooperação
interinstitucional e entre cidadãos
responsável.
Ficou claro
que as Autarquias têm, por natureza, um
nível de proximidade com os cidadãos e um
conhecimento do terreno que lhes permite
respostas eficazes a cada momento.
E de um
momento para o outro, na Câmara Municipal de
Évora, serviços foram reorganizados,
projetos foram adaptados, outros foram
criados de raiz e encontrados mecanismos
para colmatar as adversidades potenciadas
pela situação. Outras formas de comunicação
foram desenvolvidas, tendo sido reforçada a
presença digital, encontradas soluções
criativas ao nível cultural, associando a
rádio ao digital, ampliando-se o alcance do
que, à partida, poderia também ter estado
confinado.
Foi
incrementada uma relação com os órgãos de
comunicação social do Concelho procurando
ampliar a comunicação numa fase crítica e
chegar de forma próxima a todos quanto
possível.
Têm sido
incertos e intensos estes tempos. Contudo
sabemos que a vida não é feita só de
contingências e o mundo move-se. Aprendamos
com as experiências e soluções criadas pelos
tempos adversos e pensemos no futuro e na
sua Sustentabilidade, seja ao nível
ambiental, social e económico.
Que cidade
temos e que cidade queremos?
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Adaptação do Palácio de D. Manuel a
Centro Interpretativo da cidade de Évora
O Palácio de D. Manuel ou, mais
corretamente, a Galeria das Damas, é a única
construção que subsiste atualmente do antigo
complexo do Paço Real de S. Francisco, tendo
sido alvo de algumas intervenções de
remodelação e conservação, a última das
quais em meados do séc. XX.
Fazendo hoje já parte do percurso dos
visitantes que chegam a Évora pela entrada
do Rossio, a sua proximidade da Capela dos
Ossos (o “monumento” mais visitado pelos
turistas em toda a região) e a sua
localização no Jardim Público conferem-lhe
uma atratividade acrescida.
Assim, a adaptação do Palácio de D. Manuel a
Centro Interpretativo da Cidade de Évora
constitui uma peça vital do objetivo geral
preconizado pelo projeto “Centro de
Acolhimento Turístico do Alentejo Central”,
permitindo um primeiro acolhimento dos
visitantes que chegam a esta cidade. Mas não
só: será certamente um importante recurso
educativo para toda a comunidade escolar.
(ler mais)
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Património
Cultural
Imaterial - Laboratório
"As brincas
de carnaval"
Este pequeno texto introdutório da sabedoria
africana tradicional dá-nos uma interessante
visão sobre o que poderão ser as
manifestações do Património Cultural
Imaterial, independentemente de serem
africanas, europeias, americanas, orientais,
ou outras. Antigas ou contemporâneas.
Narra-nos, no fundo, todo o processo de
criação da palavra e ao mesmo tempo
apresenta-nos um mecanismo essencial para a
sua preservação e desenvolvimento através de
uma transmissão geracional, a que poderemos
chamar Cultura.
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mais)
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Estar
preparado é preparar-se
A Cidade Educadora é uma cidade preparada.
Esta condição é comummente desejada, aceite
e trabalhada, para que, quando for
necessário, ela e os seus habitantes possam
responder aos desafios que se lhe vão
colocando, não só aos do dia-a-dia da sua
dinâmica própria, mas também,
e sobretudo,
aos desafios que surgem de forma imprevista,
sem aviso, impondo-se perante a normalidade
dos dias. Está a ser assim com a pandemia
por Coronavírus e é assim com os cenários de
exceção e de emergência, que criam nas
comunidades a exigência da resposta em tempo
útil e mais do que isso, exigem também uma
capacidade de planeamento prévio, mais amplo
e de planeamento a curto prazo, mais
direcionado, mais premente, e que
efetivamente poderá fazer a diferença.(ler
mais)
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Cooperação na rede social de Évora
O Conselho Local de Ação
Social de Évora (CLASE) é composto por mais
de 100 instituições, sendo presidido pela
Câmara Municipal. Dinamizar este órgão,
tornando-o útil às populações, tem
representado um trabalho de persistência,
determinação e continuidade, pois o mesmo
nunca está, nem se pode dar, por concluído.
Neste contexto de pandemia, a rede social
tem vindo a reagir colocando no terreno, ao
serviço das pessoas, os recursos de que
dispõe, encontrando novos modelos de
articulação e respostas, num diálogo,
solidariedade e entreajuda constantes, em
que cada um cede o que tem e pode para
cuidarmos de quem mais precisa.
Neste contexto de pandemia, a
rede social tem vindo a reagir colocando no
terreno, ao serviço das pessoas, os recursos
de que dispõe, encontrando novos modelos de
articulação e respostas, num diálogo,
solidariedade e entreajuda constantes, em
que cada um cede o que tem e pode para
cuidarmos de quem mais precisa.
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mais)
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"Artes em Casa" uma resposta criativa em tempo de
pandemia
O “Artes em Casa” consistiu numa programação
cultural online e pretendeu ser uma resposta
criativa em tempo de pandemia para minimizar
os prejuízos causados pela suspensão da
atividade cultural de artistas e criadores
locais, sendo esses os autores desta
programação.
A iniciativa seguiu alguns critérios de
seleção, nomeadamente, o poderem integrar o
“Artes em Casa” exclusivamente artistas e
criadores locais cuja única fonte de
rendimento seja a sua atividade artística.
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mais)
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ÉVORA CELEBROU REVOLUÇÃO DE ABRIL COM EMISSÃO
INÉDITA NA RÁDIO
Nem em casa a Liberdade se confina. Foi este o mote
para que em tempos de pandemia e confinamento, as
comemorações dos 46 anos do 25 de Abril fossem
necessariamente diferentes, mas não menos
importantes. Por cá, o público juntou-se, não na
Praça de Giraldo, como é tradição, mas sim com os
ouvidos colados à rádio e os olhos atentos aos
monitores. Foram 5 horas de emissão em que a
denominada “Rádio 25 de Abril” emitiu em direto do
Salão Nobre dos Paços do Concelho, num simultâneo da
Diana FM e Rádio Telefonia do Alentejo, as duas
rádios locais do concelho. As emissões tiveram
transmissão nas redes sociais da Câmara Municipal de
Évora, entidade promotora.
Ambas as emissões contaram com uma perspetiva pedagógica e
educativa como pano de fundo, vincada
através de relatos históricos que permitiram
dar a conhecer aos mais novos o percurso da
Revolução, ajudando à preservação da memória
de um processo que contribuiu,
decisivamente, para a melhoria das condições
de vida da população e para o acesso
universal a cuidados de saúde e à educação.
(ler mais)
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Vozes
da nossa Cidade- 25 de abril
Silvina Miranda tem participado em
apresentações a crianças e jovens sobre
o período histórico antes do 25 de abril
de 1974 , em diversas escolas do
concelho. Sob a forma de testemunho,
tem dado vida à História que, de outra
forma, muitos destes alunos só
encontrariam em livros. As suas
vivências também já foram objeto de
trabalhos académicos. A História é para
conhecer e perceber ... e para ouvir
quem a quer contar.
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mais)
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Encontros Regional e Nacional da
RTPCE
Évora participa activamente na Rede
Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras
(RTPCE), o que lhe permite conhecer exemplos
de Boas Práticas desenvolvidas por outros municípios
e, igualmente, apresentar os seus projetos
e partilhar as suas experiências sobre o trabalho
desenvolvido. (ler
mais)
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Boletim nº 40 da Rede Territorial Portuguesa das
Cidades Educadoras (RTPCE)
A RTPCE
edita, periodicamente, um boletim informativo em
que informa sobre a sua atividade e a dos
municípios que a integram.
(ler
mais) |
Évora somos todos. A Cidade Educadora é feita com e
para todos.
Conheça
a campanha do Município de Évora intitulada
#ÉvoraSomosTodos através do vídeo promocional,
clicando
(ler
mais) |
Évora
volta a ter escola de pilotos de aviação
Com a chegada das duas
primeiras aeronaves foi oficialmente
apresentada a nova escola de pilotos de
Évora.
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mais) |
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23 de abril
Dia Mundial do Livro
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25 de
abril 46.º aniversário da
Revolução de Abril
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mais)
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1 de maio
Dia Internacional do Trabalhador
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mais) |
15 de maio
Dia Internacional da Família
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mais) |
6 de abril
Dia Mundial da Atividade Física
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mais) |
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Nesta edição colaboraram: Divisão de
Comunicação da CME | João Simas; Divisão de Cultura e
Património da CME | Carmem Almeida | Rui Arimateia; Divisão
de Educação e Intervenção Social | Helena Ferro; Divisão de
Informática e Tecnologias de Informação da CME; Serviço
Municipal de Proteção Civil; Silvina Miranda
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