mélanie Wolfram  – Nota Biográfica

Nasceu em Munique na Alemanha, de nacionalidade francesa, tendo chegado a Portugal com dois anos de idade.
Passou a infância na região de Lisboa, estudando no Liceu Francês. Rumou a França para seguir o curso de História de Arte e Arqueologia , país onde conclui o seu curso, não esquecendo o ano de Erasmus em Coimbra. Profissionalmente iniciou-se no Museu Nacional de Arqueologia em Lisboa, onde continuou a enriquecer a sua formação com o Mestrado em História variante Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (F.L.U.L.). A paixão pelo Alentejo iniciou-se com esta investigação: o estudo do sítio arqueológico de Silveirona, Estremoz, publicado em 2008.
Em 2003 vai para Paris, onde inicia o seu doutoramento em co-tutela entre a F.L.U.L. e a Sorbonne - Paris IV dedicado ao estudo da Cristianização do Alentejo em época romana e visigótica. Regressa a Portugal em 2007 e no último ano da sua tese decide viver no Alentejo, onde ainda reside.
Em 2012 inicia uma nova etapa profissional: é a mentora do projecto Vagar Walkingtours, uma empresa de touring cultural no Alentejo, que se tem vindo a destacar pela afirmação no território e na vertente historico-cultural com que apresenta os seus produtos.
É membro da Direcção da Agência Regional de Promoção Turística no Alentejo desde 2018, estando desde o ano de 2020 a colaborar para a Eventiz Media Group (França), no Iº Fórum Internacional - A WORLD FOR TRAVEL, que se realizará em Évora no próximo ano.

É casada e mãe de três filhos residindo em Arraiolos desde 2016.