DANIEL VALENTE – Nota Biográfica

Chefe de Divisão do Município de Évora

Daniel Alexandre Ferreira Valente nasceu no Entroncamento em 1974. Licenciou-se em Arquitetura Paisagista em 1999, na Universidade de Évora, instituição onde em 2012 defendeu tese de mestrado com o tema “Relação Cidade Campo, um caminho para a complementaridade”.
Em 2000, iniciou atividade profissional na Câmara Municipal de Évora, no desempenho de funções nas áreas do projeto e acompanhamento dos trabalhos de manutenção de espaços verdes, onde permaneceu até 2003, ano em que rumou para a câmara municipal do Entroncamento, para o exercício de funções técnicas na área de formação.
Regressou à edilidade eborense em 2006 onde tem estado envolvido em trabalhos e estudos relacionados com a melhoria da qualidade ambiental urbana. São disso exemplo a coautoria nos Relatórios Municipais de Avaliação Permanente do Espaço Público ou a atual participação na equipa municipal do projeto H2020 SCC-1 POCITYF – Energy Transformation Framework.
Em 2018 assumiu a responsabilidade de chefiar o serviço de ambiente e mobilidade do Município de Évora, onde, entre outras atribuições, o serviço é responsável por diferentes projetos de caráter ambiental em curso, como o Laboratório Vivo para a Descarbonização de Évora (LVpDÉ), o LIFE – Água de Prata, ou o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Évora (PMUSÉ).