- Casa da Balança
- Objectivos
- Colecções
- Conservação
- Projectos
- Agenda
- Contactos
- Edições
- Links
- Mapa site

 

Descubra as novas actividades da Casa da Balança em

Projectos

 


Deixe-nos a sua

Opinião

 

 

 

 

 

 

 

 

Apresentação > Home > Casa da Balança

Casa da Balança|Da ideia à realidade

O primeiro núcleo museológico da Câmara Municipal de Évora surgiu enquadrado, estratégica e financeiramente, no projecto Stratcult, criado no âmbito da Rede MECINE em 1997, no qual a cidade de Évora, como membro desta rede, participou, em parceria com as cidades de Lamia, Linkoping, Roskilde, Speyer e Tarragona.1

Em Junho de 1997, a Divisão Cultural da Câmara Municipal de Évora dava início ao estudo e inventariação de um espólio metrológico que viria a constituir o fundo patrimonial de um núcleo museológico dedicado à Metrologia, sediado na cidade de Évora, e que se veio a denominar Casa da Balança|CB.2

A instalação museografia da CB teve início em 1998. Em Junho desse ano era elaborado o primeiro documento de divulgação pública do núcleo e o seu programa museológico.3 A sua instalação foi precedida de uma consulta, ao nível da conservação, visando determinar o estado e as características do espólio e do edifício que a iria acolher. 

O edifício disponibilizado pela Autarquia para instalar a CB era um velho armazém, localizado no Largo do Chão das Covas, na Freguesia de S. Mamede, que foi construído em 1949 para apoiar o mercado de produtos hortícolas que na altura surgiu no largo.4 As obras de reabilitação do edifício decorreram em 1998 e compreenderam a criação de: uma área de exposição; uma reserva do espólio; uma instalação sanitária de apoio ao núcleo; e instalações sanitárias públicas com acesso pelo exterior do edifício. O projecto de reabilitação foi da autoria do arquitecto da Câmara Municipal de Évora João Videira, tendo as obras sido coordenadas por vários serviços municipais.5

Em Janeiro de 1999 a CB abria as portas ao público com a exposição inaugural O Mundo do Trabalho e a Oficina de Aferição.

 

 

1  STRATCULT, MECINE NETWORK – Guideline for the realization of strategic cultural plans in medium-sized cities. OA, March 2000.

Esta iniciativa, cujo início data de 1997, enquadrou-se no 3.º artigo do Decreto-Lei n.º13/85 do Património Cultural Português. “1-O levantamento, estudo, protecção, valorização e divulgação do património cultural incumbe...às autarquias,...às instituições culturais,...” 2-“...as autarquias locais procurarão promover a sensibilização e participação dos cidadãos na salvaguarda do património cultural e assegurar as condições de fruição desse património. …”

3 CHARRUA, Alexandra; MARTINS, Joaquim Pisco NMM – Da ideia à Casa da Balança, desdobrável, CME, 1998; e posteriormente CHARRUA, Alexandra - Da ideia à Casa da Balança, in «Centros Históricos, Assoc. Portuguesa de Municípios com Centro Histórico, II ano, 2ª série, n.º7, Abr./Jun. 2001, pp.32-33.

4  O Armazém de apoio ao Mercado de Produtos Hortícolas do Chão das Covas foi construído em 1949 e o Mercado foi inaugurado no ano seguinte, a 12 de Janeiro. In Acta da Câmara Municipal de Évora, 13 de Janeiro de 1950. Arquivo Documental CME.

5  Projecto de Remodelação do Núcleo Museológico no Largo do Chão das Covas, Arq. João Videira, DAU/CME, 1997.

 


 

Copyright - 2004 - Câmara Municipal de Évora
Divisão de Organização e Gestão Informática
Divisão de Assuntos Culturais

 

Hit Counter