:: Colecção Marcolino Silva

Fechar.



 

Biografia

Natural de Évora, Marcolino Silva (1929-1981) dedicou-se desde muito cedo à fotografia, tendo-se evidenciado pelos seus famosos nocturnos, adquiridos por particulares e instituições nacionais e estrangeiras. Participou em diversas exposições colectivas e individuais, estando representado no Album de Honra da Casa de Portugal em Paris, constituído por trabalhos de importantes fotógrafos mundiais. Fez parte do grupo fundador da Associação Fotográfica do Sul.

MONTE, Gil do, Dicionário Histórico e Biográfico de Artistas Amadores e Técnicos Eborenses, 2º vol., Évora, Edição do autor, 1983, p.140.

Colecção

A colecção Marcolino Silva resulta do espólio cedido em 2000 à Câmara Municipal de Évora pelo irmão do fotógrafo, Sr. José António da Silva e Sousa.

A elaboração de um pré-inventário permitiu contabilizar 20 276 espécies de negativos, positivos e provas, de vários formatos, a cores e preto e branco. Predominam os negativos de acetato de celulose a preto e branco, formato 6x6 cm. A colecção encontra-se, regra geral, em bom estado de conservação.

A colecção apresenta imagens da década de 1960 e inícios de 1970. As temáticas representadas são bastante variadas, destacando-se as reportagens sobre a Feira de São João, as reportagens de viagem, monumentos de Évora e de outros locais, aspectos da vida social de Évora (casamentos e festas, particulares e de instituições), retratos, cenas agrícolas, bem como imagens de carácter artístico, com as quais o fotógrafo concorria a exposições e concursos de fotografia.

O tratamento está concluído e a colecção disponível para consulta.