APRESENTAÇÃO
  COLECÇÕES
  EXPOSIÇÕES
  ESTUDOS
  AGENDA
  LOJA
  NOTÍCIAS E CURIOSIDADES
  LINKS ÚTEIS
 
DESTAQUES

 

 

 

"Venham mais 20", de António Carrapato

Abertura da exposição: dia 10 de Julho, 18h

Paços do Concelho

 

EBORENSES Retratos de Eduardo Nogueira

Palácio de D. Manuel

20 de Junho a 30 de Julho

Inauguração: sexta-feira, 20 de Junho, às 21h40m

 

 

 

Em 2012 uma cidadã eborense entregou no Arquivo Fotográfico da CME dois sacos com fotografias retirados do lixo numa das ruas da cidade. As fotografias encontravam-se em péssimo estado de conservação e correspondiam a memórias familiares de um eborense já falecido.

Eram imagens anónimas e as suas evidências eram apenas aquelas deixadas na fotografia, como o nome do estúdio fotográfico, algumas datas e comentários inscritos no verso, pelo que dificilmente poderiam contar uma história. O seu longo percurso tinha desfeito eventuais elos de ligação, sendo impossível dar-lhe coerência, gerar qualquer narrativa ordenadora do real. Se o fizéssemos estaríamos a produzir, falsamente, uma unidade coerente, onde só existiam fragmentos.

Era, todavia, importante recuperar o prestígio de memórias vernáculas abandonadas e alertar para a importância de pequenas colecções fotográficas, veiculadoras de histórias de vida de homens e mulheres anónimos, cujas estórias permitem recuperar a História de uma comunidade.

A entrega deste conjunto de fotografias conduzia-nos, paralelamente, a questionar aspectos éticos da sua utilização/divulgação pública, bem como a efectuar algumas reflexões teórico/filosóficas sobre a relação lixo/memória/fotografia. Optámos, assim, por lhe dar novos significados, (re)desenhar-lhe percursos inimagináveis, fazer falar o silêncio...

Partimos, assim, para a realização de uma exposição/instalação, contando com a colaboração do fotógrafo António Carrapato e do escultor João Sotero. António Carrapato (re)fotografou as fotografias recuperadas do lixo em novos contextos, conferindo-lhe novos significados, e João Sotero sublinhou e redefeniu o seu novo signicado através de uma instalação efectuada a partir de objectos também recuperados do lixo.
 

 

EXPOSIÇÂO FOTOGRÁFICA

 Memórias do Convento de S. Bento de Cástris, na Galeria da Casa de Burgos

Até 19 de Outubro

 

JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO

28 de Setembro de 2012

Projecção do filme/documentário

Évora Encantadora de J.César de Sá

Leia também os depoimentos dos autores da banda sonora!

 

 

A la minuta - a voz e o rosto dos fotógrafos sem história

Projecção dia 31 de Março de 2011 (quinta-feira)

Museu de Évora - 21h

 

Workshop de Iniciação à Conservação de Fotografia

Museu de Évora | 3 de Março de 2011

Informações

 

Exposição "A Colecção Fotográfica da

Sociedade Harmonia Eborense"

Próximas actividades

 

No próximo dia 6 de Janeiro, no Museu de Évora

Inauguração da exposição

A Colecção Fotográfica da Sociedade Harmonia Eborense

 

 


De 3 de Agosto a 5 de Setembro, em Évora
Exposição de fotografia do Prémio de Fotojornalismo 2010 Estação Imagem/Mora

A Câmara Municipal de Évora e a Estação Imagem, em parceria com a Câmara Municipal de Mora, inauguram a exposição de fotografia do Prémio de Fotojornalismo 2010 Estação Imagem/Mora no dia 3 de Agosto, pelas 21.30 horas, na Igreja de S. Vicente, em Évora.

Esta exposição, patente até ao dia 5 de Setembro, conta com trabalhos dos fotógrafos Paulo Pimenta, Ricardo Meireles, Nelson Garrido, João Carvalho Pina, Nacho Doce, Nelson D’Aires, Guillaume Pazat, Nuno André Ferreira, Gonçalo Rosa da Silva e Jorge Monteiro, todos eles premiados na primeira edição do concurso.

Tal mostra, resulta do prémio nacional criado este ano pela Estação Imagem e a Câmara Municipal de Mora, ao qual podem também concorrer os fotojornalistas dos PALOP’S e que teve já uma ampla participação.

Paulo Pimenta (jornal “Público”) foi o vencedor principal do Prémio de Fotojornalismo 2010 esta Primavera com um trabalho de reportagem sobre a desactivada linha ferroviária do Sabor (Trás-os-Montes).

Os restantes fotógrafos venceram nas categorias Notícias, Vida Quotidiana, Ambiente, Acção no Desporto, Artes e Espectáculos, Série de Retrato e Categoria Especial (este ano dedicada ao tema: “2009 Ano de Eleições”). No próximo ano, a categoria especial será substituída por duas novas: Vídeos Documentais de Três Minutos e O Ano Europeu do Voluntariado.

A Estação Imagem tem sede em Mora, e é uma associação cultural sem fins lucrativos, constituída com o objectivo de estudar, debater e divulgar todos os aspectos ligados à imagem com particular incidência na fotografia através da realização de projectos de cariz documental.

 


Acordo de depósito de colecção fotográfica

A Câmara Municipal de Évora e o Eng. Francisco Barahona Núncio e esposa assinaram, no passado dia 16 de Abril pelas 18h, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, um acordo de depósito de espólio fotográfico no Arquivo Fotográfico municipal.


 

 


Catálogo do espectáculo aqui
 

 

 

Comemorações dos noventa anos do

Grupo Pró-Évora

Fundado em 16 de Novembro de 1919, o Grupo Pró-Évora, Associação de Defesa do Património da cidade de Évora, comemora em 2009 noventa anos de existência.

O Grupo Pró-Évora colocou a sua colecção fotográfica em depósito no Arquivo Fotográfico da CME em 2000 e cerca de 120 imagens desta colecção podem ser já consultadas no Projecto Memória.
 

 
Fotografia do Mês
Ampliar Fotografia  

Actualidades

 

Visitante n.º