introduç.jpg (8553 bytes)
arqueol.jpg (11902 bytes)

O património arqueológico do concelho é relevante para a compreensão de tempos remotos, apenas possíveis de identificar através de estruturas e materiais arqueológicos, muitas vezes soterrados.
   
Evidentemente que a arqueologia tem um papel essencial no estudo dos vestígios materiais dos nossos antepassados. No entanto, é urgente o apelo ao conhecimento de outras áreas de estudo que, até ao momento, não têm sido consideradas mas se revelam imprescindíveis para o enriquecimento do estudo arqueológico, que complementam. Também se tornou fulcral a urgência da difusão da informação arqueológica, principalmente com o objectivo de sensibilizar a população e de divulgar os novos achados. Como tal, o conhecimento da realidade arqueológica não deve permanecer apenas no campo técnico-profissional, mas abranger todos os estratos sociais, de modo, a que a todos pertença o direito e a obrigação de preservar e salvaguardar o património arqueológico que nos pertence.
Com o presente trabalho apresenta-se como objectivo principal identificar e descrever o património arqueológico megalítico, romano e medieval de maior relevância no Concelho de Évora.
                                                                        
                                                                         
voltarglob.jpg (7813 bytes)


| Voltar | Évora Megalítica | Évora Romana | Évora Medieval |