Sabia que...
 
Edição de 27 de novembro de 2018
 
   
 

 

… a canção de Natal “O Menino está dormindo” é originária de Évora?

O Natal é a data em que se comemora o nascimento de Jesus Cristo. As antigas comemorações de Natal duravam até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três reis Magos chegarem até Belém da Judeia e entregarem os seus presentes ao Menino. A forma como chegaram até ao Menino Jesus é descrita na Bíblia: “E a estrela que tinham visto no Oriente ia diante deles, até que, chegando ao lugar onde estava o menino, parou. Ao ver a estrela, sentiram grande alegria; e, entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostando-se, adoraram-no; e, abrindo os cofres, ofereceram-lhe presentes: ouro, incenso e mirra.” Mateus 2, 9-11.

Possivelmente, é devido ao local onde Jesus Cristo Nasceu e onde os reis Magos o encontraram, em Belém num estábulo, que surgiu esta cantiga em Évora.

Foi no final do século XVIII que o musicólogo português, Mário de Sampayo Ribeiro, datou esta canção. Não se sabe ao certo quem a escreveu, mas é possível que tenham sido as freiras clarissas do Convento do Salvador do Mundo, em Évora, para ser cantada diante do seu presépio, também ele muito conhecido, e que atualmente se encontra exposto no Museu Nacional Machado de Castro em Coimbra.

A cantiga “O Menino está dormindo” é também conhecida como “Natal D’Évora” devido à sua origem nesta cidade do Alentejo Central.

Apesar de a letra ser exclusivamente de Évora, as melodias que se fazem não o são, e não há apenas uma única melodia, existem várias para a mesma letra em todo o Mundo.

A letra, conhecida de todos, é a seguinte:

"O Menino está dormindo
  No presépio de Belém,
  Os anjos Lhe estão cantando:
  «Nosso amor e nosso bem.»

  O Menino está dormindo
  Um sono muito profundo,
  Os anjos Lhe estão cantando:
  «Glória ao Salvador do Mundo!»

  O Menino está nascido
  Sobre palha ásp’ra e fria,
  Os anjos Lhe estão cantando:
  «Glória à Virgem Maria.»"

Neste Natal haverá, no dia 22 de dezembro, o Cante ao Menino na Igreja de Santo Antão em Évora.

BIBLIOGRAFIA

BIBLÍA. Português. Bíblia Sagrada. 4ª Edição. Fátima: Difusora Bíblica, 2005.

 (2005). Natal alentejano. In Agência Ecclesia. Acedido a 8 de dezembro de 2018 em http://www.agencia.ecclesia.pt/noticias/nacional/natal-alentejano/

 

VOLTAR À PÁGINA INICIAL

 

Saiba tudo sobre o Município de Évora em www.cm-evora.pt

 

 

 


Copyright © 2014-2019 Câmara Municipal de Évora. Todos os direitos reservados